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Nova concessão da BR-040: trecho entre Juiz de Fora e Rio tem aumento de 45% no pedágio

Trecho de pedágio da BR-040, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro TV Integração A concessionária Elovias S.A. assume na madrugada desta terça-feira (4) a op...

Nova concessão da BR-040: trecho entre Juiz de Fora e Rio tem aumento de 45% no pedágio
Nova concessão da BR-040: trecho entre Juiz de Fora e Rio tem aumento de 45% no pedágio (Foto: Reprodução)

Trecho de pedágio da BR-040, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro TV Integração A concessionária Elovias S.A. assume na madrugada desta terça-feira (4) a operação da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro . A empresa ficará à frente do trecho pelos próximos 30 anos, sucedendo a Concer, que atuava desde 1996. Uma das primeiras mudanças é o aumento valor do pedágio para carros de passeio, que passará de R$ 14,50 para R$ 21. O reajuste de 45% foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme deliberação publicada no Diário Oficial da União. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp Já motocicletas, motonetas e triciclos não pagarão pedágio, assim como ambulâncias, veículos oficiais da União, estados e municípios, além de carros do corpo diplomático. O reajuste, segundo a nova concessionária, "é justificado pelos vultosos investimentos que serão realizados para modernizar a rodovia". Confira os valores que serão cobrados para os outros veículos: Tabela de Tarifas Segundo a concessionária, motoristas que utilizarem o sistema de pagamento eletrônico (TAG) terão 5% de desconto fixo, enquanto usuários frequentes contarão com descontos progressivos. Assim, o valor da tarifa diminui a cada nova passagem dentro do mesmo mês, podendo chegar a uma redução de até 46%, dependendo da praça e da frequência de uso. Uma das primeiras mudanças é o aumento valor do pedágio para carros de passeio, que passará de R$ 14,50 para R$ 21 TV Integração Praça de pedágio em Simão Pereira será transferida Atualmente, a cobrança ocorre em três praças: Simão Pereira (MG), Areal (RJ) e Xerém (RJ). Mas o novo contrato determina que a praça localizada em Simão Pereira seja transferida para o município de Comendador Levy Gasparian (RJ), no km 3,150 da BR-040. A previsão é de que a mudança aconteça até 2026. Pedágio da BR-040 em Simão Pereira TV Integração/Reprodução Enquanto a mudança não acontece, a praça mineira continuará operando normalmente. A concessionária poderá ser multada caso não cumpra o prazo, exceto se houver fatores externos que impeçam a obra. Investimentos e obras A Elovias, que venceu o leilão em abril deste ano e assinou o contrato em outubro, deverá fazer investimentos de quase R$ 9 bilhões em melhorias e ampliação da via. Dentre as principais intervenções previstas no edital estão: Conclusão da nova subida da Serra de Petrópolis, parada desde 2016 Duplicação de trechos entre Juiz de Fora e Duque de Caxias Construção de um túnel de mais de 4 km, já parcialmente escavado Obras de segurança, sinalização e atendimento aos usuários Plano de 100 dias da Elovias Segundo a Elovias, com o início da operação plena, a concessionária, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), darão início ao "plano de 100 dias", que prevê intervenções emergenciais e melhorias de curto prazo para aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego. As primeiras medidas vão se concentrar na recuperação funcional do pavimento, na revitalização da sinalização e em serviços de conservação, segundo a concessionária, formada pelo Consórcio Nova Estrada Real, que reúne a brasileira Construcap e as espanholas Ohla e Copasa. "A empresa tem o compromisso de promover o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária com foco na segurança, inovação e sustentabilidade, contribuindo para o progresso econômico e social das regiões conectadas pela rodovia", informou a Elovias. Concer deixa trecho após 29 anos Já a Concer, que era responsável pela rodovia desde 1996, deixará o trecho às 23h59 desta segunda (3). Em nota, informou que, nesses quase 30 anos, investiu cerca de R$ 7,5 bilhões, equivalendo a 200% de investimentos além das obrigações do contrato original de concessão, firmado em 1995. "Ao longo desse período, executou obras de modernização que abrangeram a ampliação da BR-040 em Duque de Caxias e a duplicação do último trecho de pista simples em MG, totalizando 76 quilômetros de pistas e faixas adicionais. Também construiu 28 passarelas (quase o triplo previsto em contrato), 14 pontes e viadutos e fez o maior conjunto de obras de contenção da história da Rio-Juiz de Fora, somando 230 encostas, a maioria concentrada na serra de Petrópolis". Confira o posicionamento completo da concessionária: "Nesses quase 30 anos de gestão da rodovia, a Concer investiu cerca de R$ 7,5 bilhões na BR-040, equivalendo a 200% de investimentos além das obrigações do contrato original de concessão (firmado em 1995). Ao longo desse período, executou obras de modernização que abrangeram a ampliação da BR-040 em Duque de Caxias e a duplicação do último trecho de pista simples em MG, totalizando 76 quilômetros de pistas e faixas adicionais. Também construiu 28 passarelas (quase o triplo previsto em contrato), 14 pontes e viadutos e fez o maior conjunto de obras de contenção da história da Rio-Juiz de Fora, somando 230 encostas, a maioria concentrada na serra de Petrópolis. Os investimentos da concessionária promoveram um impacto socioeconômico de mais de R$ 15 bilhões para a sociedade em geração de renda, empregos e recolhimento de impostos e mantiveram a BR-040 entre as melhores rodovias do país de 2007 a 2014, ano que marcou a inadimplência sofrida pela empresa por parte do poder concedente. O legado da concessão ainda apresenta mais de 1 milhão de usuários atendidos pelos serviços médicos e mecânicos, milhares de atendimentos de saúde pública pelos profissionais de saúde da Concer; assistência em cerca de 800 partos; redução em 60% do número de animais silvestres atropelados na rodovia e plantio de 5 mil mudas de árvores. Todos os questionamentos apontados pelo TCU sobre a execução do contrato e as obras da Nova Subida da Serra (paralisada em razão da inadimplência da União) foram exaustivamente esclarecidos pela Concer, por órgãos públicos e por perícias judiciais que atestaram créditos superiores a R$ 2 bilhões em favor da concessionária. A Concer permanece operando a rodovia até às 23h59 do dia 3.11, quando então encerrará sua gestão na BR-040 Por fim, consulte as redes sociais da Concer e confira o que deixa de funcionar e o que passa a ser gerido pela nova concessionária (Elovias)". ASSISTA TAMBÉM: Carros vão pagar R$ 21 no pedágio da BR-040 Carros vão pagar R$ 21 na nova tarifa de pedágio na BR-040 VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes